Pular para o conteúdo principal

O MAL DE ALZHEIMER DA ALMA



 “Porém cedo se esqueceram das suas obras” Salmos 106:13a

Como é de conhecimento, o Mal de Alzheimer é uma doença terrível que aos poucos vai degenerando a mente humana fazendo com que a memória de quem é afetado por esta doença seja apagada. Esta degeneração quase sempre inicia apagando as memórias recentes até chegar finalmente às lembranças mais antigas e profundas de nossas vidas.

Conheço bem como é terrível este processo, pois em minha família presenciei casos de Alzheimer e realmente desperta àqueles que se envolvem um sentimento de impotência e dor.

Porém o motivo de estar escrevendo neste momento, não é tratar efetivamente do Mal de Alzheimer que pode acometer nosso corpo quando este afeta nossa mente humana, mas algo semelhante e que no entendimento que tenho recebido afeta de forma tão prejudicial o desenvolvimento da transformação de nosso entendimento recomendado em Romanos 12.2, quanto o Alzheimer para nossa memória, que é o esquecimento a respeito daquilo que por meio da Graça temos recebido.

Vejamos se de alguma forma não estamos sendo levados ao esquecimento dos favores da graça assim como de nossas memórias naturais.

  • Consegue lembrar-se do que Deus fez por você hoje? O livramento que Ele lhe concedeu no trânsito, a preservação de sua vida mesmo em meio a um acidente ou apenas o prazer de poder comunicar-se com entendimento e liberdade.


  • O que Ele lhe deu no exato momento em que você lê este texto? O ar que você e eu respiramos ou o fôlego de vida que não fizemos nada para merecer!


  • Consegue lembrar-se do sorriso que recebeu ontem de seus filhos ou do beijo “babado” deles em seu rosto que grava em sua alma uma lembrança tão profunda que faz seu coração bater mais forte?


  • Consegue se lembrar das belezas que Ele coloca durante o trajeto de sua casa até seu local de trabalho? Quantas árvores, pássaros, flores e pessoas ele proveu ao seu redor para tonar sua vida aprazível nesta terra!


Estes são apenas pequenos exemplos de memórias recentes que temos o costume de deixar para traz, iniciando assim silenciosamente o processo de esquecimento da graça comum que nos alcança todos os dias, a cada minuto, a cada segundo.

Certamente nossa negligência em trazer a memória estas lembranças dia a dia, nos conduzirá a esquecer de coisas que ocorreram a mais tempo, retrocedendo cada vez mais, apagando cada vez mais de nossa memória os favores que temos recebido, até que finalmente estejamos paralisados, com olhar fito no horizonte buscando algo que não entendemos ou procurando o porquê de estarmos ali sem alvo, como alguém que nunca desfrutou do desenvolvimento da vida, ou que tenha experimentado a graça da salvação de sua alma.




A bíblia nos alerta sobre isto, quando o escritor aos hebreus nos fala que negligenciar o ato de lembrar, nos conduz ao desvio do que foi proposto por Deus para nós. Veja Hebreus 2.1 por exemplo.

Ali eu diria que esquecer o que foi descrito no capitulo 1 de Hebreus já seria um caso avançado de Alzheimer espiritual!

Mas para não chegarmos a este ponto, assim como para o Mal de Alzheimer há prevenções que devemos adotar em nossas vidas visando à manutenção de uma mente saudável. 

No âmbito de nossa vida natural são varias coisas que podemos fazer como cuidados com a alimentação, atividades físicas, intelectuais, etc. Estes buscarão levar o indivíduo a uma mente sã, que por consequência leva a um corpo são.

No âmbito de nossa vida espiritual há algumas coisas que podemos fazer também as quais algumas me vêm ao coração e vou lhes descrevendo abaixo. 

Estas buscam um fortalecimento de nossa alma por meio do que falamos ou pensamos, desde que sempre estejam embasados no que recebemos por meio de Cristo abertamente já declarado em sua palavra.



1.       Fale com sua alma, leve ela a bendizer a Deus!

O salmista ao escrever o Salmo 103.2 inicia com algo maravilhoso, ele diz “Bendize”.

Bendizer no original significa abençoar, ajoelhar, louvar. Ninguém bendiz àquele a quem não conhece ou reconhece que lhe tenha feito algum favor. Lembre-se de bendizer ao Senhor, por ele se agrada em receber os louvores dos que são seus.

Aleluia! Deem graças ao Senhor porque ele é bom; o seu amor dura para sempre. Que poderá descrever os feitos poderosos do Senhor, ou declarar todo o louvor que lhe é devido? Salmos 106.1-2

Amigo, bendizer efetivamente não é algo natural de nossa velha vã maneira de viver, é algo 
que ela sente como areia nos dentes.

Por isto devemos sempre lembrar a nossa alma de que “já fomos resgatados de nossa vã maneira de viver que por tradição recebemos de nossos pais”. Assim, devemos lembra-la de louvar a Deus por suas grandes e maravilhosas obras em nossas vidas!

Se você observar, logo depois de ensinar a alma a bendizer o salmista a lembra de não esquecer! Porque será?

Certamente você e eu sabemos o por que. Pois se formos honestos sabemos que  somos inclinados a esquecer começando pelas pequenas coisas e avançando devastadoramente para as grandes coisas que Deus fez em nós e por nós.




2.       Traga a memória o que lhe traz esperança!

Pensamentos de derrota lhe trazem derrota, pensamentos de temor lhe farão andar em medo, pois “assim como imaginou no seu coração, assim ele é” Provérbios 23.7, ou ainda, “o que eu temia veio sobre mim” Jó 3.25.

Façamos como Jeremia declarou em Lamentações 3 a partir do verso 21 até 26

“Disto me recordarei na minha mente; por isso esperarei. As misericórdias do Senhor são a causa de não sermos consumidos, porque as suas misericórdias não têm fim; Novas são cada manhã; grande é a tua fidelidade. A minha porção é o Senhor, diz a minha alma; portanto esperarei nele. Bom é o Senhor para os que esperam por ele, para a alma que o busca. Bom é ter esperança, e aguardar em silêncio a salvação do Senhor.”
Vamos trazer à lembrança as muitas misericórdias do Senhor sobre nossas vidas, estas lembranças de tantas misericordiosas graças temos recebido irão nos encher de esperança para esperar em Deus nosso socorro!

Recordar é um belo exercício para nossa mente física e para nossa alma. Precisamos exercitar nossa memória trazendo à lembrança aquilo que nos dá esperança.

E quer coisa melhor do que se lembrar da misericórdia de Deus para nos trazer esperança?

Lembro-me agora que Davi quando vencia suas batalhas guardava em seu poder alguma lembrança daquela vitória para que depois pudesse olhar para aquilo e recordar do que Deus lhe tinha feito, vide como exemplo a espada de Golias que ele guardou.

Tenhamos uma sala de troféus em nosso coração, trazendo assim sempre à lembrança as vitórias que temos recebido do Senhor.



Caros, negligenciar o exercício de nossa alma na palavra de Deus, na glorificação do Seu nome e na propagação de suas obras é selar nosso destino rumo a dureza de coração e ao retrocesso espiritual que fatalmente nos fará perder parte de nossa herança em Cristo.

Que o Senhor nos ajude a gerar e conservar um coração puro e um espírito inabalável por meio da renovação de nossa mente, para que assim como nos diz Paulo na carta aos romanos possamos experimental qual seja a boa, agradável e perfeita vontade de Deus em todas as áreas de nossa vida, e desta forma retenhamos nossa mente longe do Mal de Alzheimer que ronda nossas almas.


Por Israel Moreira , um salvo pela graça

Comentários

  1. Que o SENHOR me guarde de esquecer tudo o que ELE tem feito por mim.
    Lembrarei sempre, SENHOR, das tuas misericórdias e do teu grande amor.

    ResponderExcluir
  2. Faço minhas, as tuas palavras: Que o Senhor nos ajude a gerar e conservar um coração puro e um espírito inabalável por meio da renovação de nossa mente(...)

    Obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amém...só pela graça né!! Ainda bem que estamos vivendo tempos maravilhosos nesta graça!

      Excluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Pregue a Palavra - por Steven Lawson

  Cada temporada de reforma e cada hora de despertamento espiritual foi despertado por um retorno a pregação bíblica. Essa causa e efeito é eterna e inseparável. J.H. Merle D’Aubigné, notável historiador da Reforma, escreveu, “A única verdadeira reforma é aquela que emana da Palavra de Deus.” Isso que dizer, como o púlpito vai, assim vai a igreja. Tal foi o caso na Reforma Protestante do século XVI. Matinho Lutero, João Calvino, e outros Reformadores foram levantados por Deus para liderar esta era. Na vanguarda, foi a recuperação da pregação expositiva que ajudou a lançar esse momento religioso que virou a Europa e, eventualmente, a civilização ocidental de cabeça para baixo. Com Sola Scriptura como seu grito de guerra, uma nova geração de pregadores bíblicos restaurou o púlpito a sua antiga glória e reviveu o Cristianismo apostólico. O mesmo foi verdade na era de ouro dos puritanos no século XVII. Uma recuperação da pregação bíblica se espalhou como fogo pela religião seca da Escó

As Espigas

Enviado ao campo para ver se já estava pronto para a colheita, o menino voltou ao seu pai e lhe disse:  - Meu pai, parece que a colheita será muito pobre. - Porque? - lhe perguntou o pai. - Porque notei que a maior parte das espigas estão dobradas para baixo, como que desmaiadas, com certeza não valem nada. - Como lhe falta conhecimento, meu filhinho! - disse seu pai. - Saibas que as espigas que você viu dobradas, estão assim pelo peso dos grãos; enquanto que as que estão levantadas, retas para o céu, o podem fazer porque estão meio vazias. Assim é na vida dos homens. Quando alguém levanta a cabeça orgulhosamente, é porque em seu interior tem uma alma endurecida. O homem sábio, ao contrário, se curva em humildade diante de Deus e seus desígnios, porque sua alma está quebrantada. Autor Desconhecido. Publicado na Revista Águas Vidas

A VIDA DOS PATRIARCAS E O LIVRO DE GÊNESIS

       Vamos falar sobre algumas informações a título de curiosidade e que podem ajudar na visão da vida dos patriarcas (Abraão a José) no livro de Gênesis (capítulos 11:10 até 50).      Se somarmos o tempo de vida de todos os patriarcas, temos um total de 612 anos. Abraão 175 anos Isaque 180 anos Jacó 147 anos José 110 anos TOTAL 612 anos                      Mas o período de suas vidas se sobrepõe, então desde o nascimento de Abraão até a morte de José temos um total de 361 anos.      Para mostrar essa interposição entre a vida dos patriarcas fiz   o gráfico abaixo, nela podemos observar que em alguns momentos da história chegaram a viver 3 gerações juntas.   É importante observarmos estes dados porque a história naquele tempo era passada por meio oral, ela ia de geração em geração e como eles viviam muito tempo, uma geração ouvia diretamente da boca das geraçõ